-
Arquitetos: Alexis Papadopoulos Architectural Practice
- Área: 160 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mariana Bisti
-
Fabricantes: D. Tillyris Ltd, Evpalia Trading Co. Ltd, MARAZZI, Nouris Ltd, Α/Φοι Α. & Χρι. Τσαγγαρη Λτδ
Descrição enviada pela equipe de projeto. Iniciamos o estudo para a preservação e restauração de um edifício histórico em Limassol, com o objetivo de atender às necessidades da nova família que irá morar nele. Primeiro, realizamos demolições para restaurar o prédio à sua forma original. Assim, o pátio interno ficou maior, como era no passado, e agora pode ser acessado diretamente pela entrada principal (heliakos) do edifício a partir da rua. Além disso, a luz do sol voltou a iluminar a entrada e os dois cômodos laterais.
As novas ampliações seguem o estilo tradicional de expansão das casas, estendendo a disposição linear até o final do pátio. Com a orientação adequada, a casa funciona de forma bioclimática: no inverno, o sol aquece todos os cômodos, enquanto no verão, as aberturas são protegidas por um pequeno toldo. O microclima do pátio é criado por várias árvores que crescerão nos próximos anos e pelo solo descoberto, que absorve a água da chuva no inverno e não retém calor no verão. Junto com a água da piscina, isso ajuda a resfriar naturalmente a casa. A interação entre os espaços internos e externos faz do pátio o protagonista da casa durante todo o dia, pois ele pode ser usado para se deslocar de um cômodo para outro.
No ponto de conexão entre o edifício antigo e a extensão, projetamos cuidadosamente uma junta de dilatação para permitir que os dois edifícios se movam individualmente, tanto em termos de contração e expansão quanto em caso de terremoto. Essa junta é isolada termicamente e impermeável. Um nicho interrompe a continuidade das paredes para destacar esse ponto de conexão entre o novo e o antigo edifício. A diferença entre os dois edifícios também é destacada pela variação de forma e cor. Os novos espaços são volumes retangulares, simples e robustos, com paredes coloridas em vez de molduras, diferentemente da arquitetura tradicional. No passado, as cores eram uma característica importante na cidade de Limassol, com tons vivos em uso. Optamos por uma cor avermelhada como interpretação da cor dos telhados de telha, uma tonalidade que domina o centro da cidade.
A entrada da casa é feita pelo hall. À esquerda da entrada, há um cômodo semiautônomo que pode ser acessado tanto pelo hall quanto diretamente pelo pátio. Este espaço pode servir como escritório, ateliê ou quarto de hóspedes, dependendo das necessidades da vida moderna. À direita da entrada, os principais cômodos da residência estão dispostos em sequência linear. O banheiro recebeu atenção especial no design, tanto nos materiais quanto na forma. Uma banheira escavada, cercada por uma cor verde no chão, nas paredes e no teto, cria a sensação de que o pátio se estende para dentro ou de que o banheiro está integrado ao espaço externo.